quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

FLONAS (FLOrestas NACionais)

  Bem, cá estava eu lendo meu Guia do Estudante - Atualidades 2012, mais precisamente sobre as "Hidrelétricas na floresta geram debates e conflitos" e me deparei com Florestas Nacionais (FLONAS), segue o parágrafo que me chamou a atenção:

O governo brasileiro já vem testando modelos de economia com o uso sustentável da floresta. A principal experiência nesse sentido começou no fim de 2010, com as concessões para o uso sustentável de árvores. O regime dá às madeireiras concessionárias o direito de explorar uma floresta pública por 40 anos em manejo de baixo impacto - técnica que extrai um mínimo de árvores de um máximo de espécies e deixa a floresta se regenerar. Em troca, as empresas exploradoras pagam royalties ao governo. A intenção do governo, ao alugar as Florestas Nacionais (FLONAS), é competir com a exploração predatória. [...]. (Ferreira, Mariana. Atualidades Vestibular + ENEM 2012, p.82)
     Neste parágrafo o que me chamou mais a atenção está em negrito, as FLONAS, analisando um pouco (mesmo não sabendo bem o que são as FLONAS) eu sei que:
  • Elas estão sendo alugadas;
  • O governo é quem está alugando elas;
  • E o objetivo de se alugá-las é competir com a exploração predatória.
     Opa, beleza, então ele é de certa forma um programa do governo com o intuito te combater uma coisa ruim, ou seja, a exploração predatória, despertei meu interesse ai, após pedir uma forcinha do tio Google para encontrar mais informações sobre o assunto resolve postar aqui, afinal pode ser uma ajuda para o ENEM e os vestibulares que estão por vir, segue abaixo alguns links e posteriormente se encontraram também na página Sites e Blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário